Fossa Séptica e Sumidouro e suas diferenças

condomínio 1

Fossa Séptica e Sumidouro e suas diferenças – Existem diversos tipos de fossas e tratamentos baseados em processos químicos. Entre os termos mais comuns existem uma certa confusão para distinguir as diferenças entre fossa séptica e sumidouro. A fossa séptica, ou tanque séptico, é um dos sistemas de tratamento de esgoto mais conhecidos no mundo todo.

Tratamento de esgotos em condomínios

No Brasil, as fossas sépticas são muito comuns em zonas rurais, fazendas, sítios, ranchos, propriedades em parques nacionais e áreas de preservação, além de propriedades próximas da praia. Em outros países este tipo de sistema é comum até mesmo em zonas urbanas.  O sumidouro faz parte do sistema de fossa séptica e desempenha uma importante função na hora de tratar os efluentes da residência.

Ele precisa ser instalado de acordo com as regras que impõe a distância mínima e o tipo de solo em que ele precisa ser colocado. A ideia do sumidouro, como o nome já indica, é destinar parte dos efluentes para “sumir” no ambiente, sem prejudicar a flora, fauna e recursos naturais do ambiente.

Fossa séptica como funciona

A fossa séptica é um sistema de tratamento de esgoto de baixo custo. Mas isso não significa que o seu processo seja simples. A fossa séptica funciona através de diversos processos químicos e biológicos para garantir o tratamento dos dejetos e anular os efeitos nocivos à natureza. A primeira etapa do funcionamento da fossa séptica é a coleta do material dentro do tanque séptico.

O primeiro processo se chama decantação. Neste momento a gravidade faz a função de separar os líquidos dos sólidos. Os dejetos sólidos ficam depositados no fundo do tanque, formando o que é chamado de “lodo”. Logo após a separação entre as partes sólidas e líquidas do esgoto começa o processo de decomposição.

Limpa Fossa Porto Alegre 24H

Este processo libera gases que escapam pelas válvulas de saída da fossa. A ideia é que as bactérias também neutralizem boa parte da nocividade dos gases, permitindo que eles voltem para o meio ambiente de forma menos agressiva. Após este processo os dejetos ficam divididos entre lodo, dejetos líquidos e escuma (camada quase sólida que boia na parte líquida).

Sumidouro como funciona

Depois de todo o processo descrito logo acima, o líquido é depositado no sumidouro. O sumidouro é uma peça importante e que tem diferenças de funcionamento dependo da área instalada. Mas a ideia principal é que ele filtre a água dos dejetos em um filtro natural de cascalhos e pedras. Como estas estruturas são quase sempre instalados em áreas rurais, a função do sumidouro é devolver o líquido para a natureza através do solo.

Em alguns casos mais raros, o sumidouro pode ser ligado com outras tubulações para destinar todos os dejetos da fossa. O sumidouro tem uma conexão com o solo. Através desta conexão lentamente devolvido para o solo de maneira segura e sem prejudicar o meio ambiente.

As diferenças entre fossa séptica e sumidouro

Sabendo como cada uma das estruturas funciona é bem fácil entender as diferenças entre fossa séptica e sumidouro. O sumidouro é uma peça fundamental para que a fossa tenha um processo completo, desde a coleta até o correto despejo dos dejetos líquidos e porém, o sumidouro não funciona sozinho sem a fossa, sem ela, ele é apenas “uma caixa”.

Principais cuidados para instalar a fossa séptica e sumidouro

Por ser um sistema complicado e lida com dejetos perigosos, é preciso ser uma série de recomendações para a montagem e instalação de fossas e sumidouros. A primeira e mais importante dica é sempre contar com profissionais para realizar a instalação, limpeza e manutenção das fossas. Sempre contrate empresas especializadas para realizar estes serviços. Não arrisque a saúde do meio ambiente e de seus familiares.

A Limpa Fossa Porto Alegre 24H atua há anos neste segmento e pode garantir que a fossa da sua propriedade receba todos os cuidados necessários. Na hora de instalar ou construir uma fossa séptica, é preciso seguir alguns parâmetros para auxiliar na qualidade e no funcionamento da estrutura: A instalação deve sempre ter uma distância mínima de pelo menos 4 metros da residência, evitando assim o mau cheiro.

Fossa Séptica e Sumidouro e suas diferenças – Limpa Fossa Porto Alegre 24H

A fossa e o sumidouro nunca devem ficar próximos de sistemas de capitação de água (a distância mínima recomendada é de 30 metros). O sistema deve ser preferencialmente instalado ao lado do banheiro, em um nível mais baixo que o terreno, mas evitando ao máximo as curvas nos canos.

A fossa deve receber apenas efluentes e dejetos humanos ligados ao banheiro. Evite despejar esgotos de ralos e pias. O Detergente e outros produtos podem atrapalhar o funcionamento das bactérias anaeróbicas. Seguindo estes procedimentos, você evita que a fossa perca eficiência e garante que ela e o sumidouro cumpriram o seu objetivo.

 

Total de Visualizações 1,206 

(Visited 110 times, 1 visits today)
Fossa Séptica e Sumidouro e suas diferenças
× WhatsApp 9556-4343