Como Limpar Uma Fossa
Entre em contato com um profissional de sistemas sépticos para obter conselhos sobre a frequência com que sua fossa precisa ser bombeada ou limpa.
Eles podem dar conselhos razoáveis com base na capacidade do seu sistema séptico e na quantidade de uso que ele recebe.
Grama verde, solo úmido sobre sua fossa ou um odor séptico generalizado podem ser indicações de que sua fossa precisa de atenção imediata.
Os hábitos de conservação da água, como instalação de vasos sanitários e chuveiros de baixo fluxo, limitação do tempo no chuveiro e até mesmo desligar a pia enquanto escova os dentes, podem estender o tempo entre as limpezas da fossa.
Quanto mais água você usa no banheiro, na cozinha e na lavanderia, mais frequentemente sua fossa precisa ser limpa.
Além disso, limitar o uso de água pode economizar dinheiro ao estender a vida útil da fossa. Na maioria dos casos, se a fossa séptica falhar, você será legalmente obrigado a substituí-la por uma fossa séptica, que é muito mais cara.
Cuidados Com Limpeza de Fossa
Embora possa ser útil entender o processo de limpeza de fossas, o processo requer ferramentas e habilidades, o que torna a limpeza de fossas um trabalho para os profissionais.
As fossas são ilegais em muitos estados. Verifique com as leis estaduais e locais os códigos relativos à instalação, manutenção e substituição de fossas para garantir que sua casa ou empresa esteja em total conformidade.
As fossas têm alto potencial de vazamento e contaminação do abastecimento de água da área. Além disso, uma fossa que encheu a um certo nível do tubo de entrada da fossa é considerada avariada e deve ser substituída.
Uma fossa é geralmente vista como uma poça turva e suja de líquido e sólidos parcialmente dissolvidos. Mais especificamente, o termo é usado para descrever um componente desatualizado de um sistema séptico, normalmente substituído por uma fossa séptica.
As fossas são ineficientes e potencialmente perigosas, mas ainda podem ser encontradas em algumas casas que não têm sistemas sépticos atualizados.
As fossas são compostas por um grande buraco subterrâneo, forrado com pedaços de rocha ou concreto e coberto com uma tampa de concreto para protegê-lo. A frequência da limpeza varia dependendo do tamanho da fossa e da quantidade de uso que ela recebe.
Limpe a fossa bombeando e drenando-a. Isso é feito com um grande caminhão com um tanque e uma mangueira de sucção. As fossas bombeadas devem ser completamente drenadas de ambos os líquidos, sólidos e “lama” – o termo reservado para matéria parcialmente dissolvida.
Alternativamente, trate a fossa por aeração. O processo de aeração envolve a dissolução do ácido sulfúrico químico no líquido da fossa. Isso quebra o lodo e os sólidos, permitindo que o ar passe e os líquidos se dissolvam por conta própria.
Você também pode limpar a fossa usando hidrojateamento. O hidrojateamento força a água para a terra abaixo da fossa, o que quebra os líquidos e o lodo que coagulam no fundo da fossa, evitando a dissolução. Este processo permite que a fossa volte aos níveis normais de segurança de forma rápida e eficiente.
Trate a fossa com soda cáustica após bombear, aerar ou hidrojatear. Este tratamento abre o tanque da fossa, permitindo que os líquidos e lamas escoem naturalmente.
Ele também funciona para quebrar a gordura e a espuma de sabão que podem se acumular na fossa, cobrindo as paredes e o piso do tanque e evitando o vazamento.